A doença: A acne é causada por uma combinação de fatores, que incluem obstrução de folículos da pele, aumento da produção de sebo, presença de bactérias e um processo inflamatório no local. A doença surge preferencialmente durante a adolescência, quando a atividade hormonal está em ápice. No entanto, a acne também pode acometer outras fases da vida, devido a fatores hereditários, desequilíbrios hormonais, alimentação incorreta, estresse e até ao uso de certos medicamentos.
Tratamentos: O tratamento adequado da acne é muito importante para evitar que o quadro deixe cicatrizes permanentes. Esse tratamento varia de acordo com a sua causa e com a gravidade do quadro. Cremes e produtos a base de ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinoides (tretinoína, adapaleno), antibióticos e ácido azeláico são algumas opções de tratamentos locais. Além disso, pode-se associar o tratamento local com medicamentos específicos orais e procedimentos complementares, como lasers, e peelings faciais, que visam deixar a pele mais uniforme e controlar a oleosidade.
É importante ressaltar que só um médico dermatologista poderá avaliar cada caso, para saber qual o tratamento mais indicado em cada paciente.