A doença: O câncer de pele ocorre quando há o crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Os carcinomas basocelulares e espinocelulares são os tipos mais comuns e menos graves da doença sendo que, além destes, há o melanona, tipo mais agressivo do câncer de pele. A principal causa da doença está relacionada à exposição solar e à radiação ultravioleta sem proteção.
Os sintomas do câncer são: o aparecimento de pintas irregulares, que mudam de cor e/ou tamanho, além de lesões que não cicatrizam. É muito importante estar atento aos sinais da sua pele e procurar um médico dermatologista sempre que perceber algo diferente. Somente o exame clínico e a biopsia podem diagnosticar o câncer de pele.
Tratamentos: O câncer da pele não-melanoma, ou seja, os carcinomas basocelulares e espinocelulares possuem diversas opções terapêuticas, como: a remoção do tumor com um bisturi (cirurgia excisional), a eletrodissecção, a cirurgia Micrográfica de Mohs, a criocirurgia (destruição do tumor via congelamento com nitrogênio líquido), a cirurgia a laser, curetagem e a terapia fotodinâmica (PDT). Além disso, em alguns casos pode ser recomendada a radioterapia, a quimioterapia e a imunoterapia. Já para o tratamento do melanoma, é muito importante a avaliação detalhada da gravidade de cada caso, analisando o tamanho do tumor e sua localização. Nestes casos, os procedimentos mais utilizados são a cirurgia excisional e a cirurgia micrográfica de Mohs.